Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de abril de 2011

36. Lintel epigrafado de Castelo Branco

Na Rua do Arressário em Castelo Branco existe este lintél com um nome que será sem dúvida :
Lco vaz
Desdobrando as palavras teremos LOURENÇO VAZ. Sem dúvida um morador que quiz perpetuar a sua passagem por esta casa. Tratar-se-à porventura de uma letreiro do século XVI. Curioso o sinal por cima do VAZ.
A propósito o número de polícia não poderia estar um poco mais acima, fora da epigrafe? Falta de sensibilidade afecta demasiada gente em Castelo Branco.

(A foto não é da minha autoria, mas também já não me lembro de onde a retireina Net. Ao autor as minhas desculpas por o não identificar. Caso ele se identifique farei as devidas refefrências. Obrigado)

4 comentários:

  1. Por cima do A de Vaz, nao sera um Alfa do alfabeto grego, que significa comeco?
    Assim ser, indiciaria que o autor nao era de todo inculto!

    Um excelente Pascoa para si e todos os leitores.

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo inteiramente. Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  3. Saudações!

    É provável que o símbolo aludido represente a letra "A". Tratar-se-ia assim de uma abreviatura criada com recurso a uma letra sobreposta, ou seja, um "A" sobre a letra "A" da palavra "VAZ").

    Isto faz algum sentido, pois no século XVI a grafia utilizada para tal nome era "VAAZ" (ex: ver Crónica do Conde D. Duarte de Meneses (ms. de finais do s. XV) onde surgem nomes como Ruy Vaaz ou Gil Vaaz da Costa).

    rgaidao

    ResponderEliminar
  4. De facto o número da porta bem poderia ter ido para outro lado ,bem mais afastado da inscrição .. Para tudo é necessário sensibilidade "algum amor " a estas coisas .

    ResponderEliminar