Pesquisar neste blogue

sábado, 6 de novembro de 2010

18. Lápide dos gémeos siameses


Lápide em granito, proveniente da demolida capela de S. Brás sita ao castelo de Castelo Branco. Entrou para o Museu Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco a 24 de Janeiro de1909, por oferta da Junta da Paróquia.

Leitura:
VISCERA,SVNTVNVM
IMVS,VENTER,SEXUS
ET HEPAR:
BINIE,SVNT,ANIMAE,CAE
TERA,BINA,QVOQVE
ISTIS,QVAM,VITAM,
BONA,-DAT-VENTV
RA,GEMELLIS,
ABDONETSENNEN,
RESTITVERE,DEO
AST,HORIS,SEPTEM,
LANGVES,IAGET,
VNA,SVPERSTES,
SIC,SOCIAE,SATA,
GENS,DVM,SEQVI
TVR,MORIENS
1716


Interpretação: Abdon e Sémen, que nasceram ligados, têm um só baixo ventre, sexo e fígado; têm vidas diferentes e distintas todas as demais coisas. Deram a vida a Deus, pois, morreu um e o outro morreu também, desfalecendo pouco a pouco durante sete horas. Juntos foram gerados, juntos viveram e juntos morreram. 1716

Dimensões: 140 x 66 x 9 cm
Número de inventário: 10.66

Relata este documento um parto prodigioso ocorrido a 14 de Julho de 1716, em que nasceram gémeos siameses ligados pelo baixo ventre. Faleceram a 31 de Julho, sendo sepultados, depois de autopsiados por ordem do Bispo da Guarda D. João de Mendonça num nicho da parede da capela de S. Brás. Posteriormente o mesmo Bispo mandou eleborar esta lápide a evocar o fenómeno e colocou-a a cobrir o nicho onde os infelizes gémeos foram colocados.
Existe inúmera bibliografia sobre o acontecimento, com destaque para o estudo de Pedro Salvado (Um parto prodigioso em Castelo Branco no séc. XVIII, in Medicina na Beira Interior da Pré-história ao século XX, 8, 1994, p. 53-60). Sobre a lápide em si ainda está por ser feito o estudo de pormenor, no qual estou debruçado.

7 comentários:

  1. Espero que não se importe que partilhe este post no facebook. É sem dúvida alguma a epígrafe mais interessante que conheço, não só pela escultura que apresenta, mas sobretudo pelo acontecimento que relata.

    Se tiver alguma objecção, apagarei a ligação

    Carlos Boavida

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Obrigada. Como ainda ontem fazia um pequeno texto sobre os Gémeos no meu blogue «Mulheres ao Luar», espero que não se importe se usar a fotografia com os respectivos créditos.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! Eu estou a começar um blog sobre arqueologia. E como estudante de arqueologia e interessada, entre outras coisas, em epigrafia, vinha pedir a autorização de usar a informação deste seu post. É pois pela sua componente arqueológica e antropológica, ambas de meu grande interesse que me interessa fazer um post de minha autoria. Não farei nenhum post acerca deste assunto sem a sua autorização. Deixarei o meu email e blog para me poder contactar. Blog: http://arqueologiailimitada.blogspot.com/ e email: ines.s.lopes@gmail.com. Atentamente, Inês Lopes.

    ResponderEliminar
  4. Cara Filomena e Inês, sirvam-se à vontade da informação aqui colocada. Só espero que a ética e o bom senso prevaleçam.

    Cumprimentos

    Joaquim Baptista

    ResponderEliminar
  5. Como gosto de partilhar estas coisas:

    "Sobre aquelle monstruoso parto das duas crianças pegadas, na Villa de Castello Branco em 16 Julho 1716, se imprimio hum livro intitulado, Discurso Apologetico em
    defensa dos prodigios da natureza, vistos pela experiencia, quallificados de hum sucesso, composto por Bernmardo Pereira, Medico Villa Sardoal; vende-se nesta Corte
    em casa Joseph Gomes Claro à Rua Nova; em Coimbra nas Francisco Oliveyra; e Manoel Leonardo, e no Sardoal na do Authoe".


    in Gazeta de Lisboa.

    A diferença de 2 dias não me parece importante. É uma questão de procurar o Discurso Apologetico que a supra citada publicidade refere

    Cumprimentos cordiais!

    ResponderEliminar
  6. Esqueci-me no comentário anterior de referir que a fonte exacta é:

    Gazeta de Lisboa de 7 de Dezembro de 1719, nº 49.

    O livro Discurso Apologetico de Bernardo Pereira está disponível na Biblioteca Nacional, sendo o seu nome completo Discurso apologético que em defesa dos prodígios da natureza vistos pela experiência. :)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Ups!

    Está difícil, o copy-paste não está a ajudar.

    O nome realmente completo seria, segundo a BNP:
    Discurso apologetico que em defensa dos prodigios da natureza vistos pela experiencia, & qualificados por força de hum successo para conhecimento de muytos effeytos, & occultas qualidades

    Encontrei também referência ao parto no Jornal de Coimbra, mas não estou a conseguir descortinar em qual. :(

    Já agora, onde seria a Capela de São Brás? Seria no cimo da Rua do Mercado onde está situada a última casa de habitação, encostada à muralha?

    Peço desculpa por tanto comentário,
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar